quinta-feira, 13 de junho de 2013

Casildo Maldaner propõe inclusão de pequenas vinícolas e cervejarias no Simples

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu, na última terça-feira (11), a redução da carga tributária incidente sobre os vinhos produzidos por pequenas vinícolas. Ele destacou o sucesso do setor em Santa Catarina e lamentou as dificuldades dos empresários que não têm acesso ao Simples Nacional, sistema simplificado de arrecadação de tributos.

Na edição deste mês, a revista Viagem e Turismo, principal publicação do setor, traz um reportagem sobre as vinícolas e o desenvolvimento turístico advindo da atividade. A região da Serra Catarinense está produzindo os chamados "vinhos finos de altitude", cultivados de 900 a 1400 metros do nível do mar.

A carga que castiga de forma implacável empreendedores de qualquer setor da economia brasileira é particularmente cruel com os produtores de vinhos. O consumidor que se depara com uma garrafa no supermercado deve saber que, do valor total do produto, aproximadamente 65% são impostos, tributos e taxas,  afirmou.

Segundo Casildo, mesmo tendo produções pequenas, os vinicultores pagam impostos de "gente grande", o que torna a atividade extremamente onerosa. O mesmo acontece com os produtores artesanais de cerveja, que são obrigados a pagar tantos tributos quanto as grandes multinacionais.

O senador alertou para o fato de que as vinícolas e cervejarias, além de produzirem produtos de qualidade, têm papel importante no desenvolvimento do turismo, atraindo investimentos e novas oportunidades:

"A exemplo do que acontece na França, Portugal, Itália, Chile e Argentina, milhares de turistas viajam para as regiões produtoras, atrás das belas paisagens e de todo o clima que envolve o plantio e processamento das uvas", disse.

O parlamentar defendeu a aprovação de um projeto de lei de sua autoria (PLS 136/12) para permitir a inclusão de pequenas vinícolas e cervejarias no Simples Nacional.

"Esperamos que o Brasil não dê as costas para essa oportunidade, que alia perfeitamente o desenvolvimento econômico e social com preservação do meio ambiente" concluiu.

Da Assessoria com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário