terça-feira, 21 de maio de 2013

Luci apresenta projeto para instituir Dia Nacional da Agroecologia


A deputada Luci Choinacki (PT-SC) apresentou projeto de lei (PL 5358/2013)  na Câmara para dar visibilidade à Agroecologia. O projeto  institui o dia 3 de outubro como o Dia Nacional da Agroecologia. Essa é a data de nascimento da engenheira agrônoma Ana Primavesi, que teve seu trabalho reconhecido por defender ideias revolucionárias no modelo de produção agrícola do século passado. Ana partiu da concepção de que é possível produzir alimentos preservando a natureza.

O projeto sugere um conjunto de atividades em comemoração à data. A ideia é conceder, anualmente, em parceria com a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica, premiações, certificados de mérito e títulos honoríficos a parlamentares, autoridades, organizações e pessoas da sociedade civil que se destacarem de forma positiva no âmbito da agroecologia e da produção orgânica.
“Esta homenagem à Ana, que eu considero a mãe da agroecologia, é um merecimento pelo amor à mãe terra, ao seu povo e à coragem de defender que a agroecologia é possível para gerar renda, produção, harmonia e equilíbrio”, destacou Luci. O projeto aguarda despacho do presidente da Câmara.

Apesar de ser um mercado promissor, a produção agroecológica e orgânica necessita de ações para inseri-la no centro do debate das políticas públicas de combate à fome e à miséria, na manutenção das famílias no meio rural e na preservação da natureza, afirmou Luci.

PT na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário