segunda-feira, 24 de junho de 2013

Carvão mineral como parte da matriz energética é debatido entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O potencial produtivo do carvão mineral nos estados do Sul foi o destaque durante Seminário nesta segunda-feira (24), em Florianópolis. O deputado Edinho Bez (PMDB-SC), participou do evento intitulado “Panorama Energético e o Carvão Mineral”, por iniciativa conjunta dos Poderes Legislativos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em defesa do uso do carvão mineral como matriz energética. O governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, destacou que “é importante que em lugar da concorrência entre si, os dois estados se unam em busca de avanços tributários e condições que valorizem o uso do carvão”. Os dois estados juntos possuem 99,7% das reservas do minério no país.

A abertura do seminário contou com a participação de deputados estaduais e federais dos dois estados, lideranças empresariais, prefeitos e vereadores das cidades mineradoras. O foco dos debates foi centrado em temas como segurança energética, distribuição de renda, geração de emprego e os aspectos econômicos, ambientais e trabalhistas da indústria carbonífera.Por décadas, a extração do mineral na região enfrentou problemas ambientais, falta de apoio governamental e insalubridade das minas, fatores que reduziram a exploração. A recente preocupação com o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e a promessa de novas técnicas de exploração sustentáveis reacende a indústria carbonífera brasileira.

Embora não seja uma fonte renovável de energia, o carvão é considerado seguro por não depender de condições climáticas. Hoje, a participação do minério na matriz energética brasileira é pequena: 1,4%. Ainda assim, o carvão é responsável em Santa Catarina pelo equivalente a 35% da eletricidade que chega às casas e às indústrias. No mundo, esse índice chega a 38%. No Brasil, a perspectiva de uso do carvão, armazenado em jazidas minerais na Região Sul, é de pelo menos mais 300 anos de exploração. Estima-se que as reservas nacionais alcancem mais de 32 bilhões de toneladas do minério.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), disse que Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão juntos para fazer com que carvão mineral traga empregos e segurança energética de forma sustentável para os dois estados.

Esteve presente também no evento os presidentes das Assembleias Legislativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o deputado estadual catarinense e presidente da Frente Parlamentar Estadual do Carvão Mineral, Valmir Comin; o deputado federal e presidente da Comissão Parlamentar Mista do Carvão Mineral, Afonso Hamm; deputados estaduais e federais catarinenses e gaúchos, além de prefeitos e vereadores dos municípios com reservas de carvão nos dois estados.

Antonio Jacinto Índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário