terça-feira, 14 de maio de 2013

Carmen Zanotto elogia campanha nacional contra o tráfico de pessoas


A deputada federal Carmen Zanotto (MD-SC) participou, nesta quinta-feira (9), no Ministério da Justiça, do lançamento da versão brasileira da campanha Coração Azul com o objetivo de reforçar ações contra o tráfico de pessoas e conscientizar a sociedade sobre a prática criminosa. A iniciativa foi lançada pelo governo brasileiro em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Zanotto destacou que a ação vai contribuir no combate ao tráfico de seres humanos e chamar a atenção da população para um problema que atinge milhares de famílias.

A parlamentar, que integra a CPI do Tráfico de Pessoas da Câmara, destacou que todas as ações com o intuito de combater o crime são bem vindas. Ela afirmou que a conscientização popular é fundamental para evitar sofrimento de vítimas e familiares. Ela lembrou o sequestro ocorrido nos EUA onde três mulheres ficaram em poder do sequestrador por 10 anos. “São histórias como esse sequestro que mostram a importância de uma sociedade bem informada sobre o tráfico humano. Talvez o sequestrador não tivesse êxito durante dez anos se seus vizinhos tivessem maiores informações sobre como identificar esse tipo de crime”, disse.
Carmen Zanotto ressaltou a importância da participação de Ivete Sangalo como embaixadora do programa. Para a deputada, a fama da cantora contribuirá para a divulgação da campanha em todo o território nacional. “Ivete Sangalo é presente nos quatro cantos do país. Ela tem uma aproximação popular muito grande. Acredito que foi acertada a decisão de nomeá-la como representante dessa iniciativa”, afirmou.

Coração Azul

A campanha da ONU, Coração Azul, busca sensibilizar a sociedade para o problema que atinge todo o planeta e mobilizá-la para o combate ao tráfico de seres humanos. Lançada em dez  países, a iniciativa tem como slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas". O símbolo utilizado é um coração azul que simboliza o sofrimento das vítimas e lembra a insensibilidade dos que compram e vendem seres humanos. Segundo dados da entidade, o tráfico de pessoas atinge dois milhões de pessoas em todo o mundo sendo que 58% desse total são submetidos à exploração sexual e 36% ao trabalho escravo. Apenas na Europa, o crime movimenta anualmente cerca de 2,5 bilhões de euros.

CPI do Tráfico de Pessoas

A MD foi precursora no debate do tráfico de pessoas no Brasil. O deputado federal Arnaldo Jordy (PA) é o autor do pedido de abertura e presidente da CPI do Tráfico de Pessoas na Câmara. A Comissão, em um ano de funcionamento, investigou esquemas de tráfico em diversas regiões do país, principalmente adoções ilegais de crianças e exploração sexual.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário