quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ronaldo Benedet é contra indicações políticas para diretores de escolas

O deputado federal Ronaldo Benedet usou ontem, dia 19, a tribuna da Câmara dos Deputados para registrar sua indignação quanto às indicações políticas para direção de Escolas no Estado de Santa Catarina.

“De 1983 a 1988, Criciúma teve eleições diretas para diretores de escolas. Um projeto do Lírio Rosso e do então prefeito, Zé Augusto Hülse, foi uma grande revolução na cidade. Somente com eleições diretas para diretores promoveremos um grande futuro para nossas escolas se extirparmos as indicações políticas para Diretores nas Escolas”, lembrou Benedet.Em publicação do Diário Catarinense do dia 09 de junho de 2013 comprova-se que 86% dos diretores de escolas foram escolhidos seguindo indicação partidária, segundo a matéria, esta prática é mantida em mais seis estados do país.

“A votação por professores, funcionários, pais e alunos tendem a ser mais coerente e responde à proposta de gestão participativa, uma oportunidade para a comunidade decidir democraticamente a direção das escolas”, destacou Benedet.


Existem registros de eleições para diretores de Escola no Brasil desde 1985, no entanto, apenas em 2008 com a inclusão do inciso V no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que surgiu a recomendação para que as vagas de diretores, nas instituições de Educação Básica da rede pública, serem preenchidas preferencialmente por meio de eleições diretas.

Por Franciele Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário