quinta-feira, 23 de maio de 2013

Carvão Mineral é discutido no BNDES

Acompanhado dos representantes da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), liderada por Fernando Zancan, o deputado federal Ronaldo Benedet esteve hoje, dia 23, em audiência com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, no Rio de Janeiro, reivindicando apoio ao setor carbonífero nacional.

“Solicitamos que as usinas termoelétricas que utilizam o carvão mineral disponham das mesmas condições de crédito que aquelas que utilizam o gás natural e sugerimos que equalize-se o financiamento da fonte termoelétrica a carvão com outras fontes, sendo a remuneração básica do BNDES reduzida para 0,9%, custo financeiro para 100% da TJLP, sua participação máxima aumentada para 70% e o prazo para 25 anos. O presidente do BNDS analisará nosso pedido”, informou Ronaldo Benedet.
O Ministério de Minas e Energia publicou em 30 de abril a Portaria nº137 e, divulgou o dia 29 de agosto como data da realização do próximo leilão de energia nova A-5, oportunidade em que o setor do carvão mineral poderá participar com projetos de cerca de R$ 10 bilhões em investimentos, que, além de proporcionar o maior desenvolvimento das regiões mais deprimidas dos Estados do Sul, contribuirão para a segurança energética nacional.

“Somente para nossa região, serão investidos R$ 2 bilhões, com a implantação de uma Usina Termoelétrica da Usitesc. Com esse investimento o crescimento do setor carbonífero, por ser uma atividade de elevado impacto econômico e social, alavancará o desenvolvimento da Região Sul. Esta usina equivale a duas montadoras de automóveis”, destacou Benedet.

O carvão mineral, representa o maior recurso energético brasileiro conforme Balanço Energético Nacional (66,7% do total - MME),  e poderá dar sua contribuição se houver condições econômicas isonômicas para outras fontes energéticas similares.

Por Franciele Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário