terça-feira, 14 de maio de 2013

Décio Lima: Ordem de serviço da BR 470 e BR 280


O Ministro dos Transportes, César Borges, volta a Santa Catarina ainda em maio para dar as ordens de serviço para iniciar a duplicação da BR 470, no Vale do Itajaí, e da BR 280, no Vale do Itapocu. O anúncio foi feito na sexta-feira, dia 10, em Chapecó, durante agenda de lançamento do edital para contratação do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) e do Projeto Básico da Ferrovia Leste-Oeste, a Ferrovia da Integração.

A assinatura das ordens de serviço para duplicação dos primeiros trechos da BR 470 e da BR 280, este mês, em Blumenau, está sendo acertada entre o Ministro César Borges e o deputado federal Décio Lima (PT/SC). “Com certeza, uma grande notícia para nós catarinenses, especialmente para a população do Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu, que espera ansiosa pelas obras nestas importantes rodovias”, afirma o deputado.
Nesta terça-feira, dia 14, o deputado Décio Lima reúne-se com o presidente do Ibama –  Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Volney Zanardi, para tratar da liberação da licença ambiental para dar início a duplicação da BR 470. “Estamos atentos aos prazos para que esta obra comece o mais breve possível”, destaca o parlamentar.
BR 470 – A duplicação dos primeiros 74 quilômetros da BR 470, entre Navegantes e Indaial, contará com um investimento de R$ 1,7 bilhão do Governo Federal, recurso contemplado na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

A duplicação trecho deste da BR 470 foi dividida em quatro lotes, para agilizar a execução da obra:Lote 1 (Navegantes/BR 101 – Luis Alves/divisa Indaial), Lote 2 (Ilhota – Gaspar), Lote 3 (Gaspar – Blumenau) e Lote 4 (Blumenau – Indaial).

A BR 470 tem uma extensão de472,1 quilômetros, entre Navegantes (Litoral Norte catarinense) e Camaquã (RS), sendo a principal ligação do Planalto e Oeste de Santa Catarina ao Litoral e acesso ao Porto de Itajaí e Aeroporto de Navegantes.

BR 280 – A duplicação da BR 280 se dará no trecho entre São Francisco do Sul (Litoral Norte) e o contorno de Jaraguá do Sul (Vale do Itapocu), começando pelo lote 2. A obra está dividida em três lotes: 1 (São Francisco do Sul – BR 101); 2 (BR 101 – Guaramirim) e 3 (Guaramirim – contorno Jaraguá do Sul) e está orçada em cerca de R$ 1,1 bilhão. O total a ser duplicado é de 76,4 quilômetros.

No detalhamento da duplicação DA BR 280 consta a construção de 31 viadutos, quatro pontes, duas passarelas e de 18 quilômetros de ruas laterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário