terça-feira, 28 de maio de 2013

Japão vai importar carne suína de Santa Catarina

A declaração é do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que usou a tribuna nesta segunda-feira (27)  para falar sobre o certificado concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal . 

- O certificado demonstra que Santa Catarina está livre da febre aftosa sem vacinação - proclamou o senador.

O documento movimenta a economia catarinense e abre portas para novos mercados, como o Japão, que proclamou essa semana que vai importar carne suína de Santa Catarina.

– O Japão importa 1,15 milhão de toneladas desse produto no mundo. E oferece para o nosso estado a perspectiva de importar 800 toneladas, o que representa quase 60% de tudo o que hoje Santa Catarina exporta em carne suína. Isso vai representar um alívio muito grande para o produtor catarinense, já que 65% deles trabalham numa pequena gleba de terra que mal chega a um módulo fiscal – assinalou.O senador lembrou que, em 25 de maio de 2007, quando era governador, Santa Catarina recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal o Certificado de Estado Livre de Aftosa sem Vacinação.

– Aquele foi um momento importante da minha vida pública, porque foram anos e anos de luta de desenvolvimento, controle e investimento na sanidade animal, o que permitiu a Santa Catarina ter este galardão único no Brasil: ser um estado livre de aftosa sem vacinação – disse.

Depois desse feito, informou o senador, ampliou-se o número de países interessados em comprar carnes de Santa Catarina, principalmente de frango e suína. O primeiro país a abrir a porta para os produtos suínos catarinenses foi o Chile. Em breve, informou o parlamentar, os Estados Unidos e o Japão também começarão a comprar carne suína de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário