terça-feira, 28 de maio de 2013

Presidentes de empresas telefônicas falam sobre qualidade dos serviços no Brasil

Executivos das operadoras aceitam convite para participar de audiência pública após não comparecerem a reunião anterior, gerando desgaste com parlamentares.

As comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) retomam no dia 29 de maio, o debate sobre a qualidade da telefonia fixa e móvel no Brasil. A audiência pública do dia 9 de abril, foi encerrada após os parlamentares se retirarem do plenário em protesto contra a ausência dos presidentes das empresas. Após os protestos dos parlamentares que consideraram um desrespeito à Comissão.
Na Câmara, há dois requerimentos de CPI para investigar às telefônicas. Ambos receberam mais do que as 171 assinaturas necessárias para a instalação e aguardam a decisão da Presidência da Câmara dos Deputados. O objetivo da CPI é investigar os motivos do péssimo serviço oferecido pelas empresas, o alto custo das ligações e os investimentos realizados para melhorar a base tecnológica. Campeãs no ranking de reclamações dos Procons, as operadoras de telefonia foram alvo de ação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que suspendeu a venda de chips no final do ano passado em função dos problemas no serviço. A venda foi retomada após as empresas se comprometerem em seguir um cronograma de investimentos.

Deputado Edinho Bez (PMDB/SC), presidente da CFFC, criticou a atitude das empresas durante a audiência anterior. “Isso é um absurdo, um desmando, um desrespeito para com todos os consumidores. Eu mesmo estava falando com Santa Catarina e a ligação caiu três vezes durante uma entrevista. Estamos todos indignados pelo serviço ruim que está sendo prestado, o cidadão está sendo lesado”, disse o deputado Edinho.

A audiência pública conjunta entre CFFC e a CINDRA acontece nesta quarta-feira (29), às 11h, no plenário 9 do Anexo II. Está confirmada a presença dos seguintes convidados: Rodrigo Abreu (presidente da TIM Celular S.A.), Antonio Carlos Valente (presidente da Vivo Telefônica), Gustavo Gachineiro (vice-presidente Executivo da GVT), Carlos Hernan Zenteno (presidente da Claro S/A), Marcos Augusto Mesquita Coelho (diretor de Relações Governamentais da OI/Brasil Telecom), Gilberto Maior (diretor de Assuntos Regulatórios da NET Serviços e Com. S.A.), João Batista Rezende (presidente da Anatel), Maximiliano Martinhão (secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações), e Marcelo Barros da Cunha (secretário de Fiscalização de Desestatização e Regulação de Energia e Comunicações do Tribunal de Contas da União – TCU).

Serviço:
Audiência Pública para debater a qualidade dos sistemas de telefonia fixa e móvel do país.
Data: quarta-feira, 29 de maio.
Local: Plenário 09 – Anexo II
Horário: 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário