segunda-feira, 10 de junho de 2013

Pedro Uczai: Santa Catarina terá mais um curso gratuito de Medicina

O Deputado Pedro Uczai comemorou a confirmação de que Santa Catarina terá mais um curso de medicina público. A notícia foi dada pela reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Roselane Neckel, em audiência pública proposta por Uczai, e realizada no auditório do Campus da UFSC em Araranguá, na última sexta-feira (7). Com o apoio do prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, e da Associação Empresarial do Vale do Araranguá (ACIVA), o debate para implantação do curso começou no início deste ano, sendo Pedro Uczai o principal articulador junto ao Ministério da Educação (MEC).

"O Governo Federal anunciou que pretende contratar seis mil médicos estrangeiros para atuar no Brasil, por meio do Ministério da Saúde. Estudos apontam que o país tem uma necessidade imediata de uma média de 55 mil novos médicos, especialmente nos pequenos municípios, que vivem uma dura realidade com a falta de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS) e efetivarem o programa Estratégia da Saúde da Família. Muitas vezes, os prefeitos vêm conversar com a gente desesperados pela falta de médicos e por não conseguirem atender à população", destaca.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil vai precisar contratar 26 mil novos médicos somente para as unidades de saúde e hospitais que serão construídos até o final de 2014. "Para que a saúde pública funcione melhor, precisamos avançar mais na formação de médicos. O Brasil tem um médico para cada mil habitantes, a Argentina tem 3,2 e a Inglaterra 2,7. Esse curso em Araranguá faz parte da estratégia de ampliar o número de médicos e garantir o atendimento para o povo. Ao mesmo tempo, é mais uma oportunidade para os jovens que têm o desejo de estudar medicina em uma instituição pública", destacou Uczai.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário