sábado, 6 de julho de 2013

Edinho Bez debate paralisações dos caminhoneiros com transportadores do MERCOSUL

Presidente da Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle, e membro da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o deputado Edinho Bez (PMDB-SC), participa nesta sexta-feira, 5, em Montevidéu, Uruguai, da Assembleia Geral Extraordinária da Câmara Interamericana de Transportes (CIT).  O tema central dos debates será a facilitação de fronteiras do Cone Sul e, as principais questões que envolvem o transporte de carga no Brasil e no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

A CIT é a organização que reúne transportadores dos países da América do Sul. A entidade preocupa-se com as relações de fronteiras, um dos grandes desafios à competitividade dos bens e serviços transportados entre os países da região como tema de importância central para o desenvolvimento do setor.

Entre os temas a serem debatidos estão os avanços e retrocessos do transporte, os estudos da melhor rota em rodovias, as dificuldades que acometem o trânsito fronteiriço entre os países do Mercosul e as paralisações dos caminhoneiros do Brasil, que desde o dia 1º de julho realizam protestos. Segundo Bez, essas paralisações são um indicativo claro de que o setor precisa de atenção.


No encontro, Edinho Bez vai mostrar a situação das paralisações dos caminhoneiros que atingem oito estados brasileiros. E o deputado tem se mostrado preocupado com a situação, uma vez que os caminhoneiros pretendem manter o movimento até a próxima quinta-feira, 11.  Ainda de acordo com o deputado, a greve da categoria pode causar grandes e irreparáveis transtornos ao Brasil, além de trazer reflexos aos mercados do Cone Sul.

Bez participa da Assembleia da CIT a convite de Paulo Vicente Caleffi, secretário geral da organização. Também participa do encontro Pedro Lopes, presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetransesc) e da Confederação Nacional de Transportes (CNT). A reunião acontece na sede da Aladi (Associação Latino americana de Integração), em Montevidéu, Uruguai.

Por Antonio Jacinto Índio

Nenhum comentário:

Postar um comentário