domingo, 26 de maio de 2013

Celso Maldaner cobra investimentos na rede elétrica das áreas rurais

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) se reuniu na tarde desta quinta-feira (23), em Florianópolis, com o presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc), Cleverson Siewert. Na pauta, assuntos importantes levantados pela população catarinense, como a reivindicação de melhorias na rede elétrica das áreas rurais. 

Maldaner sugeriu ao presidente da Celesc a criação de um programa de rede trifásica e bifásica para os agricultores, pois a monofásica já está defasada e não atende a contento os trabalhadores do campo. 
O parlamentar argumentou que, tendo em vista a enorme importância das agroindústrias – com destaque para a bovinocultura de leite, a suinocultura e a avicultura, predominantemente fruto da agricultura familiar – Santa Catarina precisa urgentemente de programas mais avançados de distribuição de energia. 

"Já estive com o Secretário da Fazenda Antônio Gavazzoni cobrando esta demanda, pois o investimento nas redes bifásica e trifásica vai ser pago justamente com o retorno no agronegócio, que elevará a arrecadação catarinense. Prova disso é o grande movimento econômico que essa atividade já promove hoje, mesmo com todos os problemas enfrentados", explicou Maldaner. 

Para o deputado, não há como otimizar o trabalho no campo sem uma melhor infraestrutura da rede elétrica. "Hoje, por exemplo, temos dificuldade em colocar em prática a Normativa 62 – que regulamenta a qualidade do leite no País – em função da falta de investimentos no fornecimento de energia no meio rural. Somos um Estado diferente, com forte vocação para o agronegócio. Para se ter uma ideia, apenas o Grande Oeste Catarinense representa 73% da produção de leite de Santa Catarina. Já somos o quinto produtor nacional, e logo seremos o terceiro. Dito isso, é nosso papel como representantes dos catarinenses dar todo o suporte e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da nossa agricultura", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário