domingo, 26 de maio de 2013

Jornada da Inovação e Competitividade na Fiesc

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) encerrou na sexta-feira, na sua sede, a Jornada Inovação e Competitividade. A atividade também marcou o Dia da Indústria e o aniversário de 63 anos da entidade. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) esteve presente no evento que entregou a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina  aos empresários Carlos Alberto Biezus (da Seta Engenharia, de Concórdia), Carlos Kracik Rosa (Minusa Tratorpeças, de Lages), Cide Damiani (Damyller, de Nova Veneza), Manoel Arlindo Zaroni Torres (Tractebel Energia, de Florianópolis) e Vicente Donini (Marisol, de Jaraguá do Sul). A comenda é o mais alto reconhecimento da indústria catarinense.

O senador Paulo Bauer (PSDB) em seu pronunciamento criticou hoje a leniência do governo Dilma Rousseff em relação aos graves problemas de infraestrutura e logística enfrentados pelo setor produtivo e da falta de investimentos do governo Federal.
“Destinam bilhões para construções de grandes estádios em cidades que não tem torcida e não ligam para portos e rodovias”, reafirmou o parlamentar.

“O atraso na duplicação e melhoramento de rodovias, a ausência absoluta e inaceitável de um sistema de transporte ferroviário, as limitações no abastecimento de energia elétrica e as restrições na ampliação do fornecimento de gás natural prejudicam a operação das indústrias e retardam os investimentos”, afirmou o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, na mesma cerimônia. “A coragem com que iniciaram, expandiram e mantém os seus empreendimentos é bem a marca do industrial catarinense, que não se curva diante das crises e das dificuldades. São verdadeiros apóstolos da esperança”, enfatizou ele, referindo-se aos empresários condecorados.

O industrial Vilson Hermes, presidente do Grupo Dass, de Saudades, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a mais alta condecoração da indústria nacional. “Fico muito feliz e honrado de receber tamanho reconhecimento que não me permite ficar calado. Esse reconhecimento é fruto do trabalho e da dedicação de quase 11 mil pessoas”, disse Hermes, em menção ao número de funcionários que integram a Dass. Ele, que falou em nome dos demais homenageados, lembrou a trajetória que iniciou com poucas máquinas e muitas dúvidas. Hoje, 33 anos depois, segundo ele, as dúvidas persistem. “O maior desafio de um empresário é ter a humildade de não transformar a empresa em vítima de suas certezas. Nossa maior luta é aprender a nos desapegar do que nós próprios criamos. Começar a mudar quando ainda está dando certo talvez seja o gesto mais empreendedor”, declarou emocionado.

Outra homenagem concedida na manhã desta sexta-feira foi o Mérito Sindical, que é conferido aos sindicatos de indústria que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à entidade há 25, 30 e 40 anos. Neste ano, 16 organizações de todo o Estado foram homenageadas. Veja no quadro abaixo a relação. “É motivo de muita satisfação. Os sindicatos são a força da FIESC e é por meio deles que Federação consegue fazer tudo o que vem fazendo em prol da indústria de Santa Catarina e do país”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico de Santa Catarina, Albano Schmit, que falou em nome dos demais sindicatos.

Por Reginaldo Jorge da Assessoria de Comunicação do Senador com apoio da Fiesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário