quinta-feira, 30 de maio de 2013

Demarcação de terras indígenas voltam à pauta em audiência com Michel Temer

Os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram reunidos, na tarde de hoje (28), em audiência com o vice-presidente da república, Michel Temer. A intenção, segundo o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), foi informar o vice-presidente sobre a paralisação nacional que acontecerá no dia 14 de junho e buscar soluções para o entrave entre produtores rurais e indígenas. “Vamos paralisar todo o Brasil nesse dia, pelo fim das demarcações de terras indígenas que estão acontecendo irregularmente em todo o Brasil. Queremos que as demarcações sejam suspensas e revistas”, enfatizou o deputado Colatto. Neste dia, rodovias serão fechadas e acontecerão manifestações em locais onde estejam ocorrendo demarcações, em todo o país.

O parlamentar lembrou que em encontro com a ministra da casa civil Gleisi Hoffmann no início do mês na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara, foi solicitado que sejam interrompidos os processos de demarcação em todo o país, a exemplo do que a ministra ordenou no Paraná, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul, após denúncias contra os laudos da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Ao final da audiência, o vice-presidente, Michel Temer assumiu a responsabilidade de buscar a solução junto ao governo para o impasse das demarcações que geram conflitos, expropriam proprietários legítimos e geram conflitos em todo o país. “Essa precisa ser uma decisão de governo”, concluiu Temer.

Este foi o segundo encontro dos parlamentares da FPA com o vice-presidente da República Michel Temer neste mês de maio. O outro momento serviu para apresentar o assunto a Temer, que demonstrou surpresa com o tamanho do problema no país. Naquela ocasião participaram também o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves e o ministro da Advocacia Geral da União Luiz Inácio Adams.

Crédito foto: Romério Cunha - Ascom/VPR
Fonte: Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário