quinta-feira, 23 de maio de 2013

Celso Maldaner propõe audiência pública para melhorar a confiabilidade do transporte do leite

Por sugestão do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), a Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) aprovou nesta quarta-feira (22), em Brasília, requerimento pedindo a realização de uma audiência pública, no âmbito da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para tratar da confiabilidade do transporte do leite in natura do produtor até à indústria.

Este mês, uma investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul fez com que lotes de leite UHT de sete marcas fossem retirados do mercado. Empresas transportadoras de leite estariam adicionando água e ureia nos produtos para obter mais volume. Para coibir tais ações e aumentar a segurança alimentar do leite brasileiro, a comissão vai ouvir especialistas no assunto para traçar estratégias e ter maior controle e rigor na qualidade e confiabilidade do produto transportado.
Momento favorável - De acordo com relatório divulgado na reunião desta quarta-feira, o momento é favorável para o setor e os produtos lácteos estão gradativamente ganhando mais e mais espaço no mercado nacional. O consumo de leite e derivados, por exemplo, aumentou em média 10% este ano em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a importação caiu cerca de 10%. Com isso, os preços pagos ao produtor ficaram mais atraentes, compensando os altos custos de produção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário