O senador Luiz Henrique manifestou sua confiança no recém-eleito diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, ao se pronunciar na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
- Acompanhei na Europa sua eleição e fiquei muito satisfeito com o resultado. Pela primeira vez um representante das Américas ocupa essa função relevante. Estou muito confiante que a sua atuação será um marco para o comércio mundial, destacou o senador Luiz Henrique.
Azevêdo foi convidado a participar da reunião e falou na manhã desta quinta-feira (23) sobre os desafios que terá quando assumir o cargo a partir do início de setembro deste ano. Ele disse que será um "caminho árduo, longo e difícil" e pediu apoio do Congresso e do governo brasileiro para conseguir cumprir sua missão.
Azevêdo afirmou que a OMC é sistema de imensa importância para o Brasil, que tem hoje um comércio globalizado e pulverizado. A sua candidatura, como observou, teve o propósito de redinamizar o sistema. Segundo o embaixador, ele assumirá a direção da OMC em um momento crítico, pois há riscos que se colocam para o sistema multilateral do comércio.
- O sistema está completamente paralisado, as negociações estão paralisadas. Desde a criação da OMC, em 1995, nenhuma negociação foi bem sucedida o que é situação preocupante afirmou, ressaltando ser importante quebrar esse ciclo e começar a entregar resultados para os países membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário