O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi relator do novo Código Florestal nas Comissões de Justiça, Agricultura e Ciência e Tecnologia do Senado, em maio de 2012, destacou nesta terça-feira (21), um ano de aprovação do Código no Congresso Nacional.
Luiz Henrique também comentou a missão oficial à Europa, quando pode desmistificar a política ambiental brasileira.
- Fomos convidados, eu e o senador Jorge Viana, por órgãos da União Europeia, ligados ao meio ambiente, para realizar palestras e participar de debates na França, Bélgica e Inglaterra. Os auditórios lotados ficaram surpresos diante das nossas exposições. O Novo Código deu novo protagonismo internacional ao Brasil, já que o que decidimos é a lei mais avançada do mundo em matéria de meio ambiente. Em nenhum outro País, a propriedade privada é limitada, como aqui justificou o senador.O senador disse que o público europeu ficou surpreso ao saber, por exemplo, que no Brasil, o proprietário só pode utilizar 80% da sua terra, se localizar no Amazonas; e 35%, se no cerrado, eles ficaram surpresos e admirados.
- Quando dissemos que nas demais partes do país, 20% das propriedades rurais deverão ser constituídas de reserva legal coberta de vegetação, demonstraram ainda maior surpresa -, destacou.
Por fim, o senador agradeceu e enalteceu em plenário, o trabalho dos embaixadores em Paris, Bruxelas e Londres, José Mauricio Bustani, André Amado e Roberto Jaguaribe. O sentimento do resultado da missão, segundo o senador, foi do respeito que o Brasil adquiriu, por estar sabendo conciliar a produção agrícola com a proteção ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário