terça-feira, 21 de maio de 2013

Luiz Henrique destaca um ano do Código Florestal Brasileiro


O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que foi relator do novo Código Florestal nas Comissões de Justiça, Agricultura e Ciência e Tecnologia do Senado, em maio de 2012, destacou nesta terça-feira (21), um ano de aprovação do Código no Congresso Nacional.

Luiz Henrique também comentou a missão oficial à Europa, quando pode desmistificar a política ambiental brasileira.    

 - Fomos convidados, eu e o senador Jorge Viana, por órgãos da União Europeia, ligados ao meio ambiente, para realizar palestras e participar de debates na França, Bélgica e Inglaterra. Os auditórios lotados ficaram surpresos diante das nossas exposições. O Novo Código deu novo protagonismo internacional ao Brasil, já que o que decidimos é a lei mais avançada do mundo em matéria de meio ambiente. Em nenhum outro País, a propriedade privada é limitada, como aqui – justificou o senador.O senador disse que o público europeu ficou surpreso ao saber, por exemplo, que no Brasil, o proprietário só pode utilizar 80% da sua terra, se localizar no Amazonas; e 35%, se no cerrado, eles ficaram surpresos e admirados.

- Quando dissemos que nas demais partes do país, 20% das propriedades rurais deverão ser constituídas de reserva legal coberta de vegetação, demonstraram  ainda maior surpresa -, destacou.

Por fim, o senador agradeceu e enalteceu em plenário, o trabalho dos embaixadores em Paris, Bruxelas e Londres, José Mauricio Bustani, André Amado e Roberto Jaguaribe. O sentimento do resultado da missão, segundo o senador, foi do respeito que o Brasil adquiriu, por estar sabendo conciliar a produção agrícola com  a proteção ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário