terça-feira, 21 de maio de 2013

Publicado edital para construção do Campus Tubarão do IFSC


Foi publicado na última sexta-feira, 17, o edital de licitação para a construção do Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O documento está disponível nos sites www.comprasnet.gov.br e www.ifsc.edu.br.

A obra está orçada em mais de R$ 8 milhões, dos quais R$ 3 milhões estão garantidos por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira. O restante será custeado pelo Ministério da Educação. “Esse recurso está garantido. Nós estamos empenhados desde 2010 para que o campus seja instalado e espero que em um ano os primeiros alunos já estejam estudando lá”, disse Boeira.
O diretor de Expansão do IFSC, Caio Alexandre Martini Monti, explica que a prioridade será a construção das salas de aula. “O campus completo terá cerca de 5 mil m², mas neste momento vamos construir apenas uma parte do primeiro bloco. Dessa forma, a previsão é que o campus já inicie a oferta de alguns cursos em maio do próximo ano”, conta.

O primeiro bloco do Campus Tubarão terá cerca de 1 mil m² de área construída e contará com duas salas de aula e dois laboratórios de Informática, além de biblioteca e sala dos professores. Nesta primeira etapa o bloco terá apenas um piso, que deve ser ampliado nas próximas fases da obra.

A abertura das propostas será no dia 11 de junho às 9h, no auditório da Reitoria. As propostas devem ser protocoladas (presencialmente ou por correio) até as 8h30 do mesmo dia. Após a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação, prevista para acontecer em julho, o prazo para a entrega da obra é de nove meses.

Sobre o campus

Em janeiro de 2012 o terreno do campus estava definido em uma área nas margens do Rio Tubarão, na rodovia Aggeu Medeiros, no bairro Passagem, mas o lote cedido pela União sofria uma ação de usucapião. Por esse motivo, o início das obras teve que ser adiado. Depois de um período de negociações, um novo terreno foi disponibilizado pela União, às margens da BR-101 Sul, km 336, no bairro Morrotes. O terreno está localizado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) e a Unisul.

Quando estiver totalmente concluído, o campus deve ofertar cursos técnicos, qualificação profissional, graduação e pós-graduação, além de educação de jovens e adultos. Cerca de 50% das vagas devem ser para formação técnica, 10% para educação de jovens e adultos, 20% para professores e 20% para pós-graduação. A previsão é que o campus atenda cerca de 1.200 alunos.

Em julho de 2012, cerca de 160 pessoas participaram de uma audiência pública em Tubarão com o objetivo de consultar a comunidade sobre as áreas de interesse para oferta de cursos do novo campus da instituição na cidade. Os eixos tecnológicos escolhidos pelos presentes foram: Saúde e Segurança, Controle e Processos Industriais, Produção Industrial, Infraestrutura e Ambiente. A audiência contou com a participação de políticos, empresários, líderes comunitários e população em geral.

Por Jane Santin Assessora de Comunicação do Deputado Federal Jorge Boeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário