terça-feira, 14 de maio de 2013

Amplo acesso à saúde ainda é realidade distante, afirma Casildo Maldaner


O senador Casildo Maldaner afirmou, nesta terça-feira (14), em Plenário, que apesar de a legislação brasileira garantir amplo acesso à saúde, a realidade está distante dessa meta. Segundo o senador, a média mundial de gastos com saúde pública é de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, no Brasil, o investimento é de apenas 3,7%.


- Para acompanhar, o Brasil teria de investir R$ 210 bilhões por ano, um terço a mais dos atuais R$ 138 bilhões – afirmou o senador, antes de dizer que o país teria de quintuplicar os gastos para acompanhar a média de investimento per capita dos países europeus ou latino-americanos.
Na opinião do senador, apesar de mais recursos serem necessários, uma transformação ampla da saúde exige mais que investimento financeiro. Casildo Maldaner disse são necessárias gestão e políticas eficientes, além de uma visão precisa sobre as necessidades específicas do Brasil, quanto à configuração demográfica, social e econômica.


Como exemplo de caminho para a proposição de medidas que possam melhorar a saúde no Brasil, o senador citou a iniciativa da Associação Catarinense de Medicina, que criou a Escola de Governança e Cidadania. Casildo Maldaner relatou ter participado de debate na última segunda-feira sobre a saúde no Brasil e deu os parabéns ao presidente da Associação, Aguinel José Bastian Junior, e ao coordenador pedagógico do projeto, Danilo Cunha.

Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário