quarta-feira, 15 de maio de 2013

Deputado Mauro Mariani volta a defender produção leiteira no Planalto Norte Catarinense


O desenvolvimento de um amplo programa para incrementar a produção leiteira na região do Planalto Norte Catarinense voltou a ser defendido pelo deputado federal Mauro Mariani (PMDB), durante reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nessa terça-feira (14). Acompanhado de lideranças da região e técnicos, o parlamentar apresentou ao coordenador do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Urben Corrêa Silva, estudo comprovando o potencial da região para a produção de leite.

Segundo Mauro Mariani, o objetivo é alavancar a economia da região, desenvolvendo um programa que atenda a cadeia produtiva, desde a capacitação dos trabalhadores, produção à comercialização do leite, prevendo a parceria das prefeituras, órgãos do governo federal e do parlamentar.
“Atualmente, a maior atividade da região é a produção de fumo, que está condicionada a sucumbir. Enquanto outras regiões catarinenses estão se desenvolvendo, o Planalto Norte patina, as indústrias não sobem a serra, exceto as de base florestal. A produção do leite pode ser a alternativa para dar segurança e renda a esses pequenos produtores”, defendeu Mauro Mariani.

Urben Corrêa informou que, em parceria com a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o MDA deve realizar até o final de julho chamadas públicas para selecionar empresas que irão orientar e capacitar produtores pelo Brasil, com o apoio do órgão. Na ocasião, sinalizou que o MDA tem interesse em incluir uma bacia leiteira da região do Planalto Norte para receber os investimentos.

Planalto Sul Catarinense

O projeto da cadeia produtiva apresentado já está conquistando mais prefeituras. Durante a reunião, o prefeito Lucimar Antônio Salmória, de Abdon Batista, representou o Planalto Sul de Santa Catarina, e falou do interesse da região em aderir ao projeto.

Participaram também da audiência o ex-prefeito de Canoinhas por dois mandatos e servidor de carreira da Embrapa, Leoberto Weinert e o presidente da Câmara de Porto União, Sandro Calikoski.

Por Mélani Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário