quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pedro Uczai debate expansão da Educação Técnica Profissionalizante

A luta das lideranças e da comunidade do noroeste catarinense pela expansão do ensino técnico profissionalizante teve mais um capítulo na noite de segunda-feira (27). A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, por proposição do deputado Pedro Uczai (PT/SC), realizou audiência pública na cidade de São Lourenço do Oeste, no Centro de Eventos, para discutir o tema. Prefeitos, vice-prefeitos, empresários e lideranças comunitárias de dez municípios participaram da audiência, reafirmando a necessidade da expansão dos cursos técnicos na região.

Desde 2011 a comunidade da região noroeste se mobiliza para conquistar cursos em nível técnico profissionalizante, inclusive, apresentando a demanda ao Instituto Federal de Santa Catarina (IF/SC). As lideranças políticas e empresariais sustentam que com o crescimento da economia brasileira a região vive um ‘apagão’ de mão-de-obra qualificada em vários setores. Para eles, os cursos técnicos públicos podem suprir essa demanda, além de potencializar o desenvolvimento econômico oferecendo oportunidade de qualificação aos trabalhadores de forma gratuita.

O deputado Pedro Uczai confirmou o compromisso manifestado pela direção do IF/SC de que a demanda por cursos profissionalizantes em São Lourenço do Oeste e região é uma prioridade. Como encaminhamento da audiência ficou definido a continuidade da luta das lideranças do noroeste, o agendamento de uma reunião no Ministério da Educação (MEC) e o atendimento imediato de cursos técnicos através de outros programas, a exemplo do PRONATEC. “No MEC vamos buscar uma Unidade de Atendimento Profissional (UEP) ou um Campus do Instituto Federal. Essa conquista é será possível com a continuidade do envolvimento das lideranças regionais. A audiência pública mostrou muita força”, salientou Uczai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário